quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vitimologia


Define-se vitimologia como o estudo científico da extensão, natureza e causas das vítimas de crimes, das suas consequências para as pessoas envolvidas e as reacções da sociedade face à vítima, em particular pela polícia e pelo sistema de justiça.

Lúcia Zedner (professora de Justiça Criminal, na Universidade de Oxford) afirma que o termo “vitimologia” foi utilizado por primeiro pelo psiquiatra americano Frederick Wertham, mas ganhou notoriedade com o trabalho de Hans von Hentig “The Criminal an his Victim”, de 1948. Hentig propôs uma abordagem dinâmica, interactiva, desafiando a concepção de vítima como actor passivo. Realçou que poderia haver algumas características das vítimas que poderiam precipitar os factos ou condutas delituosas. Sobretudo, Hentig realçou a necessidade de analisar as relações existentes entre vítima e agressor.

Assim, um especialista em vitimologia deve:
  • Descobrir os elementos psíquicos que determinam a aproximação entre a vítima e o criminoso.
  • Analisar a personalidade das vítimas sem intervenção de um terceiro, pois abrange assuntos tão diferentes como os suicídios e os acidentes de trabalho.
  • Estudar dos meios de identificação dos indivíduos com tendência a se tornarem vítimas, que permitirá incluir os métodos psicoeducativos necessários para organizar a sua própria defesa.
  • É importante descobrir meios de tratamento para prevenir uma depressão.
 
 
  Catarina Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário